terça-feira, 31 de março de 2009

..:: CRIANÇAS TRANS ::..


É isso ai pessoal, acabamos de chegar da reunião do Terças Trans sobre as Crianças "Trans" e foi muito, muito bom!!! Agradeço pelos participantes, em grande número, e espero a participação de todxs nos próximos.

Começamos com a apresentação do Iprex, um estudo sobre uma medicação preventiva contra a infecção do HIV. Houve uma pequena introdução sobre o que é o estudo e como podemos ajudar. Para saber mais sobre ele acesse: www.iprex.org.br

O filme My Secret Self foi exibido e conta a história de diversas crianças trans. Para quem queria assistir e achava que era impossível, aqui vão os links no You Tube:











Depois da exibição, começamos um debate onde fora questionado como está a situação de crianças trans no Brasil. Sabemos que existem e estão por aí nas famílias, escolas e sociedade, mas nenhum trabalho é oficialmente realizado e nenhum acompanhamento é feito. O "tratamento" dentro do HC só é permitido pela Lei após a maioridade, o que consiste um grande equivoco, tendo em vista que ninguém escolhe o que se passa dentro de si.

Os participantes foram então colaborando com sua própria experiência. Estiveram presentes professores, médicos, estudantes e estudiosos que demonstraram como é difícil lidar com a questão da diversidade na prática. Reconhecemos que há iniciativas de se trabalhar a diversidade nas escolas, mas não há abertura quando se trata de aprofundar as discussões e tomar alguma atitude séria.

Também levantou-se a questão de trabalhar a transexualidade de uma forma patológica. Incluisve citando os pais que aparecem no filme e o quanto eles se sentem confortados com a possibilidade de um diagnóstico. A maioria dos participantes não vê a transexualidade como uma doença, e muitos acreditam que a doença é social e não fisiológica.

A reunião seguiu e não houve um fechamento conclusivo. Ficamos de continuar o debate nos próximos Terças Trans que virão. Mas ficou bem claro que aquelas crianças sentiam-se muito mais felizes da maneira em que seus pais as acolheram. Que mais pais sigam o exemplo!!

Aguardamos vocês na próxima!!!

3 comentários:

  1. Muito interessante! Parabéns por terem postado esta reportagem aqui, espero que muitas pessoas assistam e se tornem mais esclarecidas.

    ResponderExcluir
  2. eu nunca havia chorado tanto na minha vida... uma mistura de tristeza, dor, revolta... simplesmente indefinível...

    ResponderExcluir
  3. Foi um prazer contribuir pra disseminaçao desse especial, tao explicativo e rico em material.
    Bjs da Sarah

    ResponderExcluir