
É isso ai pessoal, acabamos de chegar da reunião do Terças Trans sobre as Crianças "Trans" e foi muito, muito bom!!! Agradeço pelos participantes, em grande número, e espero a participação de todxs nos próximos.
Começamos com a apresentação do Iprex, um estudo sobre uma medicação preventiva contra a infecção do HIV. Houve uma pequena introdução sobre o que é o estudo e como podemos ajudar. Para saber mais sobre ele acesse: www.iprex.org.br
O filme My Secret Self foi exibido e conta a história de diversas crianças trans. Para quem queria assistir e achava que era impossível, aqui vão os links no You Tube:
Depois da exibição, começamos um debate onde fora questionado como está a situação de crianças trans no Brasil. Sabemos que existem e estão por aí nas famílias, escolas e sociedade, mas nenhum trabalho é oficialmente realizado e nenhum acompanhamento é feito. O "tratamento" dentro do HC só é permitido pela Lei após a maioridade, o que consiste um grande equivoco, tendo em vista que ninguém escolhe o que se passa dentro de si.
Os participantes foram então colaborando com sua própria experiência. Estiveram presentes professores, médicos, estudantes e estudiosos que demonstraram como é difícil lidar com a questão da diversidade na prática. Reconhecemos que há iniciativas de se trabalhar a diversidade nas escolas, mas não há abertura quando se trata de aprofundar as discussões e tomar alguma atitude séria.
Também levantou-se a questão de trabalhar a transexualidade de uma forma patológica. Incluisve citando os pais que aparecem no filme e o quanto eles se sentem confortados com a possibilidade de um diagnóstico. A maioria dos participantes não vê a transexualidade como uma doença, e muitos acreditam que a doença é social e não fisiológica.
A reunião seguiu e não houve um fechamento conclusivo. Ficamos de continuar o debate nos próximos Terças Trans que virão. Mas ficou bem claro que aquelas crianças sentiam-se muito mais felizes da maneira em que seus pais as acolheram. Que mais pais sigam o exemplo!!
Aguardamos vocês na próxima!!!
Muito interessante! Parabéns por terem postado esta reportagem aqui, espero que muitas pessoas assistam e se tornem mais esclarecidas.
ResponderExcluireu nunca havia chorado tanto na minha vida... uma mistura de tristeza, dor, revolta... simplesmente indefinível...
ResponderExcluirFoi um prazer contribuir pra disseminaçao desse especial, tao explicativo e rico em material.
ResponderExcluirBjs da Sarah