terça-feira, 14 de julho de 2009

Sra Andréa Albertine



A Associação das Travestis, Transexuais e Transgêneros (ASTRA RIO), organização de abrangência estadual com associadas em todo o estado do Rio de Janeiro, cuja missão objetiva: organizar, associar e atender as demandas da população de Travestis, Transexuais e Transgêneros deste estado,assim como promover a cidadania e defender os direitos destes segmentos, afirmando a livre orientação sexual e identidades de gênero.

Vem por meio desta manifestar publicamente seu pesar pelo falecimento de uma de suas sócias fundadoras a Sra Andréa Albertine falecida dia 9 de julho de 2009 em Mauá SP , aos 22 anos, Andrea teve seu contato com esta instituição desde sua fundação quando ainda menor de idade residia sobre a guarda da nossa primeira presidente Hanna Suzart, tornando-se uma das sócias fundadoras.Seu grande sonho era a realização da cirurgia de adequação genital, para poder estudar, trabalha e ter uma vida “NORMAL”. Ainda menor enfrentou junto com Hanna toda desgastante e ultrajante batalha para poder terminar seus
estudos, a negativa de diversas escolas em aceita-la respeitando sua identidade de gênero foi o primeiro obstáculo, que mesmo após superado não foi o suficiente para garantir a permanência e a conclusão dos estudos; pois além do desrespeito cotidiano de professores e alunos, durante uma festa na escola a mesma foi cercada e impedida de participar por um grupo de “PAIS” de alunos que a insultaram e ameaçaram fazendo com que ela evadisse do ambiente escolar.

Embora tenha obtido notoriedade internacional , envolvendo-se no episódio com o jogador de futebol “Ronaldo”e julgada e enxergada por este episódio, é de desconhecimento de todos a sua garra e vontade em vida para que um dia pudesse ter sua auto-sustentabilidade longe das calçadas, Andrea tinha vários cursos concluídos e também foi minha aluna participando do projeto “DAMAS” da Prefeitura do RJ , projeto este que visava encaminhar Travestis e Transexuais ao mercado formal de trabalho, e foi muito bem avaliada.

Participou ativamente dos processos das Conferencia LGBT municipal e estadual como delegada , empenhada na construção de um futuro mais digno para nosso segmento.

A prostituição, o escândalo e achincalho público a que Andrea foi associada justa ou injustamente eu não sei, mas serve claramente para avaliar a mola que impulsiona o trágico processo de exclusão de Travestis e Transexuais que depois de assumirem sua identidade na maioria das vezes se percebem menores sozinhos, que encontram no sub mundo da prostituição sua única forma de auto sustento e na sociedade uma sucessão de portas fechadas que impedem sua acensão inclusão e desenvolvimento.

Para nós Diretoras e associadas da ASTRA RIO , ela foi e sempre será uma irmã como todas que fazem parte deste colegiado de Travestis e Transexuais guerreiras que merecem nosso respeito carinho e deferência por sua luta e sua coragem de existirem na sua verdade , mesmo pagando tantos e altos preços.

Oramos que Deus a receba de forma diferente a que foi tratada em sua passagem aqui na Terra, pois ela a receberá com a verdadeira isonomia de tratamento , onde nossa irmã Andrea descansará em paz, aqui fica para os amigos e sua família Mãe e Irmãos ( com quem ela se relacionava muito bem ) a tristeza e o vazio , mas também a certeza do
dever da continuidade da luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Aos meios de imprensa, exponho minha decepção por ve-los em sua grande maioria cometendo os mesmos desrespeitos de sempre seja a sua identidade de gênero ou com a suposta causa mortis, esperamos que as Travestis e Transexuais possam ser retratadas com respeito a sua identidade feminina e a sua condição de cidadã brasileira.

Vá com Deus, Companheira
Sem Mais,

Majorie Marchi
Presidente ASTRA RIO
Assinam Junto:
Diretoria ASTRA RIO
Associadas ASTRA RIO
Conselho Fiscal ASTRA RIO


Andréa chegou a participar de uma reunião do Terças Trans. Ficou de voltar na próxima reunião, mas não deu tempo. Respeitaremos a sua identidade de gênero, como transexual feminina, e continuaremos sempre repudiando toda e qualquer manifestação transfóbica por parte da mídia. A visão que queremos conservar de Andrea é a de uma menina como qualquer outra que precisava de apoio e tinha vontade de mudar de vida.

Alessandra Saraiva
STT - APOGLBT SP

Um comentário:

  1. É uma pena que um episódio lamentável (o caso Ronaldo), tenha apagado o brilho da luta desta pessoa pelo direito de uma vida normal. Como a Andréia, todas nós morremos diariamente diante tanta transfobia e intolerância pela nossa identidade de gênero. Sei o que é lutar contra um sistema que nos obriga à viver contra nossa natureza. Eu, como Transexual, lamento muito esta perda.
    Que nós possamos ser humildes ao reconhecermos o valor de cada pessoa.

    ResponderExcluir