quarta-feira, 8 de julho de 2009

26.05.2009 - O que queremos para nossa Saúde?






















A Proposta desta reunião foi abrir um canal de diálogo com a direção do Centro de Referência e Treinamento - CRT, responsável pela criação do Ambulatório de Travestis e Transexuais do Estado de São Paulo.

Recebemos a visita em massa da equipe do CRT interessada em nos ouvir e usar das nossas informações para construção do Ambulatório.

Conversamos sobre como queremos ser tratadas e tratados de forma respeitosa, precisamos de hormônios, orientação em relação as consequências do uso de silicone industrial, exames laboratoriais, encaminhamento a especialistas que não discriminem, e diversos serviços que estão disponíveis nos demais postos de saúde, porém, com atendimento diferenciado, respeitando a identidade de gênero da paciente!!

Tava na hora de São Paulo ter um espaço de acolhimento como este.

Porém, a medida causa polêmica. Foi levantado na reunião se a criação do ambulatório não seria discriminatória. Discutimos e a maioria concorda que, tendo em vista que nenhum outro espaço de saúde oferece o real acolhimento desta população, há necessidade da criação deste espaço. Entendemos também que está é uma iniciativa e que a proposta é transformar as demandas em Politicas públicas. Assim, todo o sitema passa a atender as TTs de maneira uniforme e respeitosa.

Outra questão polêmica que surgiu foi a questão do Ambulatório estar ligado ao programa de DST/AIDS que associa a imagem das Pessoas Trans à AIDS somente. A argumentação levantada pela equipe do CRT é que por conta disto, eles já tem experiência no atendimento desta população, o que faz com que o público encontre o acolhimento necessário.

O ambulatório inaugurou no dia 09 de junho com a presença do Governador do Estado, da Diretoria do Ambulatório - que está de parabéns no acolhimento oferecido e na preocupação com a população e também de Alessandra Saraiva, coordenadora do Terças Trans.

Quem foi - e nos deu retorno, aprovou!

Ambulatório para Travestis e Transexuais
Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana
Segunda a sexta-feira das 14h às 20h
Tel: (11) 5087-9831 / 5087-9833

Nenhum comentário:

Postar um comentário