quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

SEGUNDA VIA DE DOCUMENTOS SÃO GRATUITAS


FONTE: JORNAL BOM DIA BRASIL


Os tempos são de informação rápida, conhecimento cada vez mais disponível. Mas quem arriscaria dizer que conhece todos os seus direitos?

"Vou tirar segunda via do RG do meu filho. Vou ter que pagar R$ 23,78. Nem procurei isenção", afirma o segurança Francisco Salvador.

Na maioria das vezes, a segunda via de documentos como o RG e também de certidões é cobrada. Mas a pessoa pode ter acesso de graça. Para isso, o interessado deve preencher uma declaração, dizendo que não tem condições de pagar pelo documento. Em São Paulo, isso significa se livrar de uma taxa que varia de R$ 20 a R$ 35.

"Essa segunda via seria para tirar um dinheiro no banco porque eles não aceitaram no momento. Eu preciso desse dinheiro e não tenho como pegar. Cobraram R$ 23, não tenho como pagar porque estou desempregado", comenta o desempregado Oscar de Jesus.

O mesmo vale para o CPF, a carteira de trabalho, e as certidões de nascimento e óbito. Em caso de roubo, a segunda via do RG também sai de graça em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mas é preciso apresentar a ocorrência registrada na polícia.

"É bom, ajuda bastante a gente. Tem gente que não tem condições de pagar. Não é todo mundo que tem condições", diz o desempregado Ricardo Santos da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário