
Com a intenção de estabelecer um protocolo de atendimento para o público Transexual, em suas demandas específicas, o Núcleo Psicologia está promovendo uma pesquisa para conhecer melhor as necessidades deste público.
Porque Fazer a Pesquisa ?
A partir da necessidade de entender melhor a questão do transtorno de identidade de gênero, elaboramos uma pesquisa para moldar um protocolo de atendimento para uma população específica.
A base para o desenvolvimento da Pesquisa foi o protocolo de Paidéia, elaborado em suas linhas gerais pelo Movimento Homossexual da cidade de Campinas e voltado para a população Transexual daquela cidade.
Esta pesquisa vem para estimular a reflexão nos indivíduos que pretendem alterar suas formas corporais, quantificar esses dados e compreender algumas questões psicológicas que envolvem a busca pela redesignação sexual desacompanhada de atendimento específico.
OBJETIVOS GERAIS
Levantar o perfil da população Transexual/Travesti da cidade de São Paulo, a fim de viabilizar uma rede global de atendimento à saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Reduzir os danos à saúde pelo uso indiscriminado de silicone industrial e hormonioterapia;
2. Ofertar informações para os homossexuais e transgêneros sobre as várias técnicas de modificação do corpo e seus riscos físicos e psíquicos;
3. Estimular a reflexão dos riscos à saúde que estão envolvidos na prática da aplicação do silicone industrial e da hormonioterapia, antes da decisão de iniciar o uso indiscriminado destas substâncias sem acompanhamento especializado;
4. Oferecer atenção Psicológica à saúde de travestis e transexuais e promover encaminhamentos para outras especialidades, buscando um atendimento global;
5. Produzir material informativo para os usuários efetivos e usuários em potencial;
6. Desenvolver protocolos de acompanhamento clínico junto a outras especialidades;
PROPOSTAS PARA AÇÃO:
1. Levantamento de dados através de pesquisa;
2. Apoio psicológico para os usuários que apresentem conflitos referentes ao seu corpo e desejo de transformá-lo;
3. Apoio psicológico para indivíduos que já utilizam e/ou já utilizaram silicone industrial e hormonioterapia;
4. Divulgar informações quanto aos riscos do uso do silicone industrial e hormonioterapia.
PARA PARTICIPAR
1. Envie um e-mail para nucleopsicologia@bol.com.br com o assunto PESQUISA;
2 . Você receberá um e-mail com o questionário da PESQUISA anexo;
3 .Responda o questionário e depois devolva ao Núcleo Psicologia;
4. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (11) 3297-7100
