domingo, 24 de maio de 2009

Pensem nas Crianças mudas telepáticas...

Acabei de ver uma matéria sobre uma criança Trans americana que passou na Rede Record, no domingo espetaculoso. Espetaculoso, pq mais sensacionalismo seria impossível. Assisti a matéria com muita dor no coração. Dor de saber que estamos muito longe ainda de nos compreenderem e nos deixarem sermos felizes.

Eu fui uma criança trans que encontrou nos pais um apoio. O que mais tenho ouvido das meninas e meninos que me procuram é "eu me sinto assim desde pequeno", ou "eu me sinto assim desde que me entendo por gente", ou mesmo "foi sempre assim". Ora, vamos parar de hipocrisia. Eu tive consciencia da minha condição feminina a vida toda e o fato de não poder me assumir mais cedo me trouxe tantos sofrimentos desnecessários e carrego traumas até hoje de tanta brutalidade e ignorância, até daqueles mesmos que, com discurso moralista e intensão de ajudar, acabaram de colocar mais uma pedra na porta do meu caixão íntimo.

Tenho certeza que temos várias Trans de 40, 50 anos, machos, casados e heteronormativos, morrendo de dor na consciencia e cheias de neuroses, por não ter conseguido se assumir e dizer o que realmente são. Imaginem o que é passar uma vida inteira mentindo para si e para o mundo, não podendo ser o que realmente é?! Difícil!! Altamente dolorido. Culpa, aberração... Não gente, fácil falar, dificil compreender...

Encontrei milhões de erros na matéria. Primeiro que não se trata de um menino que quer virar menina. Trata-se se uma menina trans, criança, que quer assumir seu gênero feminino. E ainda bem que essa mãe está sabendo apoiar, pois a pequena trans, cujo nome de batismo é Cameron, enforcou-se com um cinto por não poder assumir-se na escola como menina. Para ficar pior, outra criança trans, tbm de nome civil Cameron, suicidou-se pelo mesmo motivo, tudo nesta semana que passou. E ai gente?? Vamos continuar fechando nossos olhos? Ou vamos dizer que crianças de 10 anos não tem discernimento nem capacidade para cometer suicídio??


Cameron McWilliams cometeu suicídio pq queria se assumir menina e não podia.

Olha, que eu me lembre, pensei em me suicidar quase que diariamente. Não sabia como fazer isso, e tinha medo que não adiantasse, pq eu sou espírita e acredito na sobrevivencia do espírito. (Pior que viver aquele pesadelo, era viver no vale dos suicidas... enfim...), bem não me suicidei, mas também não vivi! Ainda bem que em casa brincava de bonecas e podia usar umas roupas de menina escondidas no meu quarto. Isso ameniza bastante a depressão. (Ou vão dizer que criança também não tem discernimento para sentir depressão?)

Fiquei perplexa com a idéia de que OPTAMOS, ou ESCOLHEMOS nossa sexualidade. Pelamordideus... Quando é que a gente vai parar com essa baboseira de achar que chegamos numa bela manhã de domingo e "ai, cansei, quero ser mulher". Não funciona assim, SEXUALIDADE NÃO SE ESCOLHE, SE DESCOBRE!! É muito fácil jogar uma responsabilidade deste tamanho para uma criança de 10 anos, dizendo que ela está optando por uma vida infeliz, quando na verdade ela está desesperada tentando sair da infelicidade que se encontra.

Se seu filho é uma criança muito afeminada, ou sua filha uma criança muito masculinizada, pode ser que ela seja um caso de Criança Trans. Que ela precise do dobro do seu amor e carinho e principalmente da sua compreensão. Pq é muito difícil para nossa cabeça compreender o mundo e os porques da nossa realidade incongruente.

Pare de se culpar e culpar a criança. Pare de colocá-la de castigo. Pare de gritar com ela, e principalmente de impor um universo do qual ela não faz parte e um gênero do qual ela não pertence, pq você estará criando um andróide, um mentiroso, uma pessoa infeliz! Sente para conversar com seu filho. Não consegue ouvir o que ele tem a dizer? Procure um profissional, procure o grupo de apoio como o nosso, você verá que a terapia maior é pra você que é mãe, que é pai, pq a criança apenas sente. O sofrimento dela é de NÃO PODER SENTIR e pior NÃO PODER SER! Não há culpados, é natural o que sentimos.

Por fim, fico arrasada com a escola que vetou a participação da criança assumindo o seu gênero. Uma escola religiosa. Isso me entristece muito, pq se Jesus voltasse a Terra, com certeza mais uma vez diria... Pai, perdoa, eles não sabem o que fazem!!

Beijos indignados,

Alessandra Saraiva,
Coordenadora Terças Trans.

2 comentários:

  1. Concordo em genero numero e grau com vc Alê...

    Mas estou revoltada com aquela psicologa de arque, a tal Mariana "não sei oq", se n me engano...

    Gente, ela merece ir pra fornalha (brincadeira rs)

    Mais uma vez vc conseguiu expressar bem o pensamento da maioria de nos meninas e meninos disfóricos de genero...

    Obrigada por existir
    Cláudia Maria-Campina Grande-Paraíba

    ResponderExcluir
  2. só a gente passando por isso pra saber a barra que é!
    bjs e sucesso sempre!

    ResponderExcluir